segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A BÊNÇÃO

O que é uma bênção ?

Abençoar é acima de tudo dar atenção. Não nos damos conta disso, mas toda a atenção suficientemente focada e precisa se transforma em bênção.

Os grandes mestres e Líderes espirituais nos impactam justamente por sua capacidade de identificar nossos desejos e carências mais profundos. Prestam uma atenção radical, que revela o âmago daquilo que é mais premente a dado indivíduo e, ao manifestarem o desejo de que seja atendido nessa carência, abençoam.

Qualquer um que possa prestar muita atenção nos outros pode abençoar, e qualquer um que possa prestar radicalmente atenção em si irá perceber-se abençoado.

A bênção é o estado de estar-se plenamente no lugar e no momento. Qualquer expectativa que vá além das fronteiras da vida, no momento em que esta acontece nos retira da condição de abençoados.
Essa é a razão de termos facilidade em abençoar em momentos importantes de nossas vidas, seja em casamentos ou em despedidas.

A rotina normalmente nos retira da condição de bênção porque é, por definição, um tempo que tem
expectativas em outro tempo.

O que é rotineiro não nos tem radicalmente presentes. Significa sempre algum nível de automação e a capitulação a fantasias que nos seduzem, justamente por conta da fragilidade do momento rotineiro. Ou seja, a rotina nos rouba o senso de bênção porque nela não há o mínimo necessário de atenção para produzi-lo.

A inteligência retratada na Bíblia, particularmente no Pentateuco, salta aos olhos na única bênção que é instruída diretamente pelo Criador.

Conhecida como "bênção dos sacerdotes", ela é um manual sobre bênçãos.